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Dada a pandemia de Covid-19, que afetou fortemente o setor de turismo em todo o mundo, a ClickBus, plataforma líder em vendas online de passagens rodoviárias, realizou um levantamento do seu impacto no setor rodoviário brasileiro. O objetivo é mostrar como o setor de turismo rodoviário foi impactado pela pandemia, trazendo um overview sobre a mudança de comportamento dos usuários nesse período em que o setor não parou, dado o seu papel social.

A ClickBus é um dos principais agentes da mudança do comportamento de compra de passagens de ônibus no país. Com objetivo de conectar o Brasil, a empresa trabalha de forma ativa em todas as pontas do ecossistema digital para facilitar a vida de quem viaja de ônibus.

Ponto de vista de homem olhano para uma mala de viagens, na mão, o homem tem álcool em gel e máscaras

Panorama do setor Rodoviário

O setor rodoviário é o modal de transporte pago mais democrático do Brasil, além de ser considerado um serviço essencial à sociedade, conta com uma grande capilaridade, atendendo quase todos os municípios do país, ao todo este modal chega a 78% das cidades brasileiras enquanto o transporte aéreo tem uma capilaridade de apenas 2,5%. Além disso, ao longo dos anos o transporte rodoviário vem apresentando avanços que proporcionam uma melhor experiência para quem escolhe viajar de ônibus.

As empresas do setor têm investido cada vez mais em novos veículos, que contam com comodidades como wi-fi e ar condicionado e também em salas VIPs nas rodoviárias onde atuam para garantir o conforto aos passageiros.

Mas além da experiência durante a viagem, as empresas de ônibus entenderam que a boa experiência começa no processo de compra e notaram a importância de aprimorarem a jornada de ponta a ponta. Por conta disso, as companhias têm expandido cada vez mais a presença online, com sites mais modernos, ações e técnicas de e-commerce e ativações de marca.

*Insights Mobility - Neoway, Pesquisa de Informação Básica Municipais, IBGE - 2017

Impacto da
Pandemia no Brasil

Em 2020, dado o cenário do Covid-19 no país, foram emitidos, via e-commerce, cerca de 5 milhões de passagens. O que, no comparativo com 2019, representa uma retração de 39%.

Gráfico mostrando uma retração do mercado de 39% ao comparar 2020 com 2019

Ainda que o setor tenha apresentado uma queda na emissão de passagens, a pandemia foi um fator relevante para a aceleração da digitalização do rodoviário. As vendas online, que antes representavam cerca de 12% da categoria, atualmente representam pouco mais de 20%. Vale ressaltar que há 10 anos as vendas online para a categoria não tinham muita representatividade, dado que o setor ainda não havia passado por um processo de digitalização. A ClickBus, fundada em 2013, foi um dos grandes catalisadores desse processo.

Gráfico mostrando a penetração do rodoviário partindo de 12% em 2019 para 20% em 2020

O e-commerce de passagens rodoviárias teve um início de ano promissor. Em janeiro foi registrado um crescimento de 31% no volume de passagens online em comparação com o mesmo período de 2019. Porém, de acordo com levantamento realizado pela ClickBus, os impactos no setor começaram a ser sentidos entre março e abril de 2020, quando houve uma queda no volume de passagens rodoviárias de 85%.

Na comparação com o ano anterior, o mês de abril teve a maior retração, com um volume de passagens 90% menor em relação a abril de 2019 e em maio esse índice foi de 86%

Mesmo que a ClickBus, juntamente com suas empresas parceiras, tenha lançado em meados de 2020 o selo Segurança Reforçada, que garantia uma viagem mais segura e com menos contato aos usuários de transporte rodoviário, ainda foi notada uma redução na oferta de viagens. Porém, as empresas continuaram operando em diversas linhas e horários, por entenderem o papel social do ônibus que, em muitos casos, é a única opção para a manutenção do funcionamento de serviços essenciais.

Comportamento do volume de passagens em 2020

Gráfico mostrando o comportamento do volume de passagens em 2020

A partir de maio, ainda em meio à crescente dos casos de Covid-19, houve uma recuperação gradual e, conforme o cenário foi apresentando melhora diante da queda de casos e

mortes devido à pandemia, o volume de passageiros transportados no último trimestre do ano foi apresentando uma retração média de 31% na comparação com 2019, evoluindo mês a mês.

Impactos por região

Mapa do Brasil dividido por regiões, onde cada região mostra sua respectiva retração de mercado

Dentre as regiões do país que apresentaram maior retração em 2020, o Nordeste lidera o ranking com uma diminuição de 48% na venda online de passagens rodoviárias. O resultado se deu, em parte, por conta das medidas mais restritivas adotadas pela Bahia, onde houve fechamento de fronteiras municipais e de rodoviárias. Sudeste e Sul seguem em segundo e terceiro lugar respectivamente, cada uma apresentando redução de 38% e 32%. O Centro-Oeste apresentou uma queda de 31% e a região Norte do país teve uma retração de apenas 23%

Fonte: G1

O levantamento da ClickBus também mostra que, em março, com o início da pandemia, a região Sudeste teve a maior retração na comparação com 2019, apresentando queda de 36%. A região Norte, no entanto, foi uma das primeiras a apresentar uma recuperação no volume de pessoas transportadas, com picos de viagens em meados de agosto, enquanto as demais regiões brasileiras seguiram com uma crescente linear.

Já o Nordeste apresentou, entre março e julho, uma retração média de 78%, tendo uma maior recuperação a partir de agosto.

Com o aquecimento do mercado dado o afrouxamento das medidas de isolamento social adotadas por algumas cidades, o volume de passagens emitidas pelo online voltou a crescer em um movimento em “V” na segunda metade do ano, ainda que os resultados de 2020 não tenham superado os do ano anterior.

Comportamento de volume de passagens 2020 vs. 2019 por região

Comportamento de volume de passagens 2020 vs. 2019 por região

Conforme houve uma redução no número de novos casos de coronavírus no país, as buscas online por passagens rodoviárias apresentaram aumento significativo. Dados do Google ilustram essa relação da curva de casos de Covid-19 no Brasil com o volume de busca pela categoria ônibus na plataforma. Nas últimas semanas de 2020 e nas primeiras de 2021 é possível ver picos na demanda por passagens enquanto houve redução de novos casos. Sendo assim, espera-se que com o avanço da vacinação e diminuição de casos e mortes por Covid, o rodoviário encare uma crescente demanda de buscas por viagens

Relação da curva de casos de Covid-19 no Brasil com o volume de busca pela categoria ônibus na plataforma Google

Destinos

Quanto aos destinos, pode-se notar que as cidades litorâneas (excluindo as capitais) foram as que tiveram uma maior recuperação, de acordo com dados sobre a intenção de viagem dos consumidores no comparativo de 2020 com 2019.

Comportamento de buscas realizadas para os destinos do interior, capital e litorâneo (2020 vs. 2019)

Comportamento de buscas realizadas para os destinos do interior, capital e litorâneo (2020 vs. 2019)

Dado o cenário da pandemia, o comportamento de viagem dos brasileiros sofreu algumas alterações. Enquanto as viagens com destino litorâneos tiveram queda de 44% em 2020 na comparação com o ano anterior, viagens para capitais tiveram retração de 41% e destinos interioranos apresentaram a menor queda dentre os demais, com um volume 29% menor em relação a 2019.

Em 2019 viagens com destino a cidades do interior representavam 23% das vendas online e, em 2020, essa representatividade cresceu para 27%, equiparando-se com o volume de viagens para o litoral que passaram a representar 28% do total.

Representatividade de destinos em 2020

Representatividade de destinos em 2020

Expectativas 2021

Ao analisar a quantidade de saídas diárias de ônibus, tendo em vista apenas as passagens emitidas de forma online desde 2019, percebe-se uma queda acentuada a partir de abril de 2020. No entanto, durante os últimos meses de 2020 e o início de 2021, antes do novo agravamento da pandemia no país, foi notada uma retomada no nível de circulação, atingindo patamares pré-pandemia.

Expectativas 2021

Dado o novo agravamento do quadro do país em relação ao Covid-19, em Março houve queda de 45% na emissão de passagens online, em Abril, no entanto, as vendas superaram as do mês anterior em 3%. Quando comparamos o mês com o mesmo período de 2020 a venda online de passagens rodoviárias cresceu 6 vezes. Estima-se uma leve recuperação no acumulado do ano a partir de junho, intensificada por conta das férias do meio do ano.

De acordo com estimativas da ClickBus, realizadas com base no comportamento de buscas e também na recuperação de setores afins em outros países, espera-se que o setor rodoviário apresente um crescimento de 45% a 55% em 2021, no comparativo com 2020. Com a evolução da vacinação, os impactos nas vendas devem causar maiores efeitos no segundo semestre, a partir de setembro. Até lá, o Governo Federal espera vacinar todo o grupo prioritário, representando 35% da população no país.

Q1 2021

Em uma análise sobre o primeiro trimestre de 2021, comparando com o mesmo período de 2020, nota-se que houve uma retração de pouco mais de 28% nas vendas do setor. Este resultado se dá principalmente pelo agravamento da crise sanitária do país no período.

Porém, vale ressaltar que os impactos da pandemia de Covid-19 começaram a ser sentidos no setor de turismo brasileiro apenas após a segunda quinzena de março de 2020. Antes disso, o desempenho de vendas do setor era positivo, tendo em vista que o primeiro trimestre daquele ano teve um resultado 16,99% superior ao mesmo período de 2019.

Q1 2021

Metodologia

Todos os dados do setor rodoviário analisados neste relatório são referentes às vendas online de passagens, coletados pela ClickBus.

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