E-ticket

BPE: o e-ticket da viagem de ônibus

A passagem
eletrônica chegou!

Ainda tem dúvida?

Aqui tem tudo que você precisa saber sobre o BPE

O que é? Perguntas frequentes

O que é?

O BPE é a passagem de ônibus (e um documento fiscal)
que pode ser impressa em casa.

Vídeo E-ticket

Antes do BPE era assim que o
passageiro fazia:

Buying

Comprava a passagem
pela internet

Go to bus station

Ia até
a rodoviária

Ticket

Retirava a passagem
no guichê

Bus

Embarcava no
ônibus

Agora...

  • Arrow O passageiro compra a passagem pela internet e imprime em casa
  • Arrow Chega na rodoviária e já embarca!
Veja o DABPE em detalhes Ir para perguntas frequentes
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Bilhete Eletrônico na Lupa

Entenda o que significam as informações no BPE

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Perguntas Frequentes

O que é o BPE?

O BPE é o bilhete eletrônico que permite o embarque direto no ônibus de transporte rodoviário. Até recentemente, o embarque só podia ser feito com a passagem impressa pela empresa de ônibus em uma impressora fiscal. Ou seja, o passageiro já tinha o lugar garantido no ônibus, mas, antes de embarcar, tinha que passar no guichê da empresa de ônibus para retirar a passagem. Agora, com mais uma iniciativa para melhorar a experiência do usuário, o passageiro rodoviário pode imprimir a passagem em casa e embarcar direto no ônibus. O BP-e é a sigla para Bilhete de Passagem Eletrônico.

Como funciona o Embarque Express com o BPE?

Após a compra no site ou aplicativo da ClickBus, o passageiro que embarca nas rodoviárias e com as empresas de ônibus que já aderiram à tecnologia, receberá um e-mail com a confirmação de compra e o voucher que servirá como passagem. O viajante deve, então, imprimir este voucher e entregar para o motorista no momento do embarque.

A tecnologia já foi homologada pela ANTT?

Sim, ela aceita o Bilhete de Passagem Eletrônico (BP-e) como um documento válido no transporte rodoviário e por isso já está funcionando.

É cobrado algum valor além da passagem?

Não, o embarque express não implica em um preço diferente do praticado na passagem.

O cliente precisa passar no guichê antes de embarcar?

Não, com o BPe, o passageiro pode imprimir a passagem em casa e embarcar direto no ônibus.

O passageiro precisa apresentar algum documento ao embarcar?

Os motoristas devem pedir o documento com foto, o mesmo utilizado na hora da compra, para o embarque.

Para crianças com menos de 16 anos, é necessário viajar com maior de idade e com posse de um documento com foto. No caso de viagem com pessoas que não tenham parentesco de até 2º, o responsável deve apresentar uma autorização assinada pelos responsáveis e registrada em cartório.

Como é feito o cancelamento da passagem?

Nesse caso, segue-se o fluxo normal da ClickBus: o passageiro deve entrar na aba de atendimento em nosso site, e solicitar o cancelamento através de um formulário. Lembrando que para cancelar uma passagem, o pedido deve ser feito com no mínimo 5 horas de antecedência ao embarque. Mais infos no nosso site: https://www.clickbus.com.br/institucional/termos-de-uso

O que fazer caso ocorra erro na leitura do QR Code?

Nesse caso, o motorista poderá inserir o número do BPE diretamente no app do Monitriip, que encontrará a viagem. Outra opção é digitar um dado do passageiro, como nome ou documento. Consulte sua empresa e veja se já existe uma ação recomendada nesse caso.

Vai ter um guichê ou totem especial para quem usa o Embarque Express?

Não, já que a etapa de retirada de passagem não é mais necessária para quem usa o BPE.

Onde destacar o BPE?

O BPE deve ser destacado na linha pontilhada na vertical do documento. O lado esquerdo é a via do passageiro e o direito fica com o motorista.

O passageiro consegue remarcar o horário da passagem?

Nesse caso, o passageiro deve entrar em contato, com no mínimo 3 horas de antecedência ao embarque, diretamente com a empresa de ônibus com a qual fará a viagem.

Caso o cliente revenda a passagem, como funciona a troca de nomes?

A passagem, nesse caso, é pessoal e intransferível.

Tem outra dúvida? Fale conosco!

Envie um e-mail para ajudabpe@clickbus.com e nossa equipe vai ajudar você!