Dúvidas Frequentes

Como eu sei que a minha passagem já está confirmada? Arrow

O voucher de compra é um resumo do seu pedido, recebido no e-mail registrado na hora da compra, que comprova a compra e o pagamento de sua passagem. Porém ele não serve como passagem, ou seja, o passageiro terá que retirar a passagem no guichê da empresa de ônibus antes do embarque.

Como retiro minha passagem? Arrow

Para retirar sua passagem, você deverá ir até o guichê da companhia na rodoviária e apresentar um documento original com foto (RG ou CNH), o mesmo preenchido no momento da reserva de poltronas. É recomendado, no dia da viagem, chegar na rodoviária com 1 (uma) hora de antecedência do horário de embarque*. Algumas companhias já possuem guichês especiais para a retirada de passagens compradas pela internet, o que deixa a operação muito mais rápida. Vale lembrar que em datas comemorativas como Carnaval, Natal e Réveillon, os terminais ficam mais movimentados e o indicado é chegar com mais antecedência na rodoviária para evitar imprevistos.

No Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo, e na Rodoviária Novo Rio, no Rio de Janeiro, a ClickBus tem quiosques próprios. Neles, os clientes podem evitar filas e retirar passagens de algumas empresas de ônibus. Você pode conferir os horários de funcionamento e as empresas de ônibus participantes na página do quiosque.

*Verifique o horário de funcionamento do guichê da companhia.

Preciso apresentar meu voucher no momento de retirada da passagem? Arrow

Não. Você só precisa apresentar, no guichê da empresa de ônibus, o documento original com foto que foi informado no momento da reserva da poltrona na compra da passagem.

Consigo acompanhar minha compra/passagem pelo site? Arrow

Sim, disponibilizamos todas as informações na página de Atendimento dentro de nosso site. Se você já é cadastrado, só precisa fazer o login para visualizar o histórico de viagens. Se ainda não realizou um cadastro, insira o número do seu pedido ClickBus (composto por 8 caracteres. Ex: Q9X5GH22) fornecido na tela de confirmação e o e-mail utilizado na compra, na área de Meus Pedidos, dentro da página de Atendimento, para ter acesso às informações.

Outra pessoa poderá retirar o bilhete na rodoviária em meu nome? Arrow

Não. A passagem só pode ser retirada pelo próprio passageiro, que deve apresentar no guichê da empresa de ônibus o documento original informado no ato da compra.

Posso transferir minha passagem para outra pessoa? Arrow

Sim, é possível desde que o titular da passagem compareça ao guichê da empresa de ônibus acompanhado do viajante que irá utilizar a passagem. Ambos deverão estar munidos de seus documentos originais com foto (sendo que o titular da passagem deve apresentar o mesmo documento fornecido na compra da passagem).

Como faço para cancelar minha passagem? Arrow

O cancelamento deve ser feito até 5 (cinco) horas antes do horário de embarque (Após esse período, ficará a critério da companhia realizar ou não cancelamento). Para realizá-lo, basta entrar no site da ClickBus, ir na aba Atendimento, clicar em "Cancelar Pedido" e preencher com o Número do Pedido ClickBus e o E-mail cadastrado no ato da compra, para receber o e-mail de "solicitação de cancelamento". Ao abri-lo, confirme clicando no botão "Cancelar Pedido". Caso você tenha dúvidas sobre como cancelar seu pedido, entre em contato conosco através do botão "Enviar Solicitação", também disponível na página de Atendimento. Lembrando que a Equipe ClickBus fica disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, exceto feriados.

Como faço para trocar minha passagem? Arrow

Para trocar a passagem, o passageiro precisa entrar em contato com o guichê da viação com 03 (três) horas de antecedência ao embarque desejado, após esse período ficará a critério da companhia realizar ou não a troca.A exceção é para viagens intermunicipais (viagens para dentro do estado): até 1 (uma) hora antes do horário da partida do ônibus, a troca do bilhete de passagem intermunicipal é permitida, para qualquer linha, seção e categoria, sem custo e com restituição, ou cobrança da diferença se houver; após o horário previsto para a partida do ônibus (resolução contratual), a troca do bilhete de passagem não será mais permitida.

* Procederá à troca do bilhete de passagem intermunicipal, observando a validade temporal de 01 (um) ano, de acordo com a Lei Federal nº. 11.975, de 07 de julho de 2009, para todos os consumidores que, com antecedência mínima de 1 (uma) hora do horário da partida do ônibus, realizarem à devida comunicação em uma das agências desta Permissionária acerca da sua pretensão de não realização da viagem. (Lei Federal nº. 11.975/2009 c/c § 3º2, do art. 56, do Decreto DETRO/RJ nº. 3.893/81).

Interestadual (viagens para fora do estado): Resolução 4.282 da ANTT(Agência Nacional de Transportes Terrestres). Art. 7º Os Bilhetes de Passagem terão validade máxima de um ano, a partir da data de sua primeira emissão, independentemente de estarem com data e horário marcados.

Posso escolher o meu assento no ônibus? Arrow

Sim. As empresas disponibilizam quais assentos estão à venda, tornando possível a escolha de uma poltrona de acordo com a preferência do(s) passageiro(s) no ato da compra. Lembrando que as empresas de ônibus reservam-se o direito de bloquear a marcação antecipada de assentos, assim como cancelar ou alterar os assentos reservados sem aviso prévio.

Tenho um filho menor de 12 anos. Ele pode viajar sozinho? Arrow

Sim, mas existem algumas condições.

Menores de 12 anos podem viajar acompanhados por parentes de até 3º grau (mãe, pai, bisavós, avós, tios, irmãos ou sobrinhos maiores de 18 anos, além de guardião ou tutor legal), desde que seja comprovado o parentesco por documentação.

Caso não exista parentesco entre o menor de 12 anos e o acompanhante, deverá ser apresentado uma autorização escrita e assinada pelo pai ou pela mãe, com firma reconhecida.

Para viajar sozinho será necessário que o menor de 12 anos tenha uma autorização judicial, que pode ser pedida pelos pais no Posto do Juizado de Menores, ou no fórum da comarca.

Menores de 12 anos podem viajar entre regiões metropolitanas sem necessidade de autorização judicial.

Adolescentes entre 12 e 17 anos podem viajar desacompanhados, lembrando sempre que precisam estar com o documento de identificação.

Posso transportar animais na viagem de ônibus? Arrow

Sim, mas existem algumas condições.

Sim. Os passageiros de ônibus rodoviários podem viajar com animais domésticos, desde que não prejudiquem o conforto e comodidade dos outros passageiros. As condições para o transporte de animais podem variar de viação para viação, como ocorre com a viação Princesa dos Campos e com a viação Cantelle. Para maiores informações, consultar o site oficial das empresas.

Condições comuns:

  • Apenas tem autorização para o embarque cães e gatos de pequeno e médio porte.
  • O passageiro deve apresentar documento assinado por médico veterinário, atestando boas condições de saúde do animal. Este atestado tem validade de 10 dias e, caso a viagem ultrapasse este tempo, será necessário providenciar outro atestado no local de destino.
  • O passageiro deve apresentar carteira de vacinação do animal atualizada;
  • O transporte deve ser feito em contêiner feito de fibra de vidro ou similar, garantindo as condições de higiene, segurança e conforto do animal.
  • O contêiner deverá ficar no assoalho do ônibus, próximo ao passageiro, não ocupando o espaço físico de outras poltronas ou corredor;
  • O contêiner deve estar em boas condições de higiene e, se necessário, nas paradas deve ser feita nova higienização.
  • O animal deve ficar confinado no contêiner ao longo da viagem (exceto nas paradas, quando pode deixar o veículo e o contêiner).
  • Se a empresa assim desejar, poderá ser cobrada tarifa pelo assento a mais utilizado para o transporte de animal;
  • Caso o ônibus disponha de compartimento isolado apropriado, com boas condições de iluminação, ventilação e segurança, os animais podem ser transportados neste espaço.
  • Os animais não podem viajar com patas atadas ou outro método que produza sofrimento ou estresse.
  • O animal poderá ser sedado durante a viagem, segundo orientação de um médico veterinário.
  • Não é permitido o transporte de animal que por sua espécie, tamanho, ferocidade, peçonha ou saúde, comprometa o conforto e a segurança do veículo, de seus ocupantes ou de terceiros.
  • Apenas será permitido o transporte de aves e animais silvestres com autorização do IBAMA.
Existe limite de peso para bagagem em viagens de ônibus? Arrow

No bagageiro são permitidos até 30 kg de peso total e volume máximo de 300dm³.

No porta-embrulhos são permitidos 5 kg de peso total com dimensões que se adaptem ao porta-embrulhos, desde que não sejam comprometidos o conforto e a segurança do cliente.

Excedida a franquia acima, haverá cobrança pelo excesso de bagagens.

É vedado o transporte de materiais considerados perigosos.

Caso haja extravio ou dano em suas bagagens, você tem direito a uma indenização da companhia de ônibus.

Sou deficiente físico, consigo comprar minha passagem online? Arrow

Sim. Você consegue comprar sua passagem online, mas aconselhamos que entre em contato com a companhia responsável pela viagem para que possa ser atendido no momento do embarque.

Lembrando que os passageiros portadores de deficiência (física, mental, auditiva ou visual), que tenham renda per capita de até 1 salário mínimo, terão o direito de reservar 2 vagas gratuitas em cada veículo do tipo convencional. O benefício é válido para todos os dias e horários.

Para garantir o benefício é necessário solicitar ao Ministério dos Transportes o Passe Livre.

Sou idoso, quais meus benefícios? Arrow

De acordo com o Estatuto do Idoso, as companhias são obrigadas a reservar 2 (duas) poltronas gratuitas para passageiros com idade mínima de 60 anos e renda igual ou inferior à 2 (dois) salários mínimos. Caso as poltronas estejam ocupadas, as viações devem conceder desconto mínimo de 50% na compra das passagens.

Essas condições devem ser verificadas diretamente no guichê da companhia.

A partir de quantos anos crianças pagam passagens? Arrow

De acordo com o Decreto 2521/98, que regulamenta o Transporte Rodoviário Interestadual de Passageiros, é permitido a viagem da criança de até 5 (cinco) anos de idade, sem a apresentação do bilhete de passagem, desde que a mesma não ocupe poltrona individual, ou seja, viaje no colo do responsável.

Ressaltando que a apresentação do Registro de Nascimento ou Carteira de Identidade do menor, original ou cópia autenticada, é o suficiente para o embarque do mesmo, se este for viajar em companhia dos pais, avós e outros parentes amparados pela Lei, caso contrário além de apresentar um dos documentos citados ainda será necessário Autorização Judicial.

Tenho direito a seguro?Arrow

Sim. Você viaja amparado pelos seguros DPVAT (Danos Pessoas Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) e de Responsabilidade Civil.

Sou estudante, tenho direito a meia-entrada em ônibus também? Arrow

Não existe uma lei nacional que define a gratuidade ou pagamento de 50% (cinquenta por cento) da passagem rodoviária, principalmente porque cada estado possui sua lei sobre a Meia-Estudante.

Recomendamos que o estudante verifique a disponibilidade na própria companhia, mas não garantimos o benefício.

Minha viagem de ônibus engloba outros países da América Latina. Devo levar quais documentos? Arrow

A documentação necessária é a seguinte:

- Brasileiros

  • Adultos: RG ou Passaporte,
  • Menor(es) de 18 anos acompanhado dos pais ou responsável legal: RG ou Passaporte (não serve a certidão de nascimento),
  • Menor(es) de 18 anos desacompanhado dos pais: RG ou Passaporte, (não serve Certidão de Nascimento) e autorização dos pais com foto e expedida pelo juizado de menores.

- Outras Nacionalidades:

  • Estrangeiros (turistas) devem apresentar o passaporte para embarcar.
  • Estrangeiros residentes no país, RNE e Passaporte.
  • Estrangeiros com vistos vencidos deverão encaminhar-se até a Polícia Federal.
  • Para retirar passagem em trechos internacionais é necessário apresentar documentos originais dos passageiros.

Poxa, não encontramos sua dúvida aqui por aqui, mas talvez possamos te ajudar através do nosso setor de atendimento.